quarta-feira, 6 de abril de 2011

IMPORTANTE

Ciência | 05/04/2011 | 17h30min

CHAT: tire suas dúvidas sobre o uso de células-tronco no tratamento de doenças nesta quarta
O pesquisador Radovan Borojevic estará disponível para um bate-papo às 14h na página do DC

Quem quiser saber mais sobre o uso de células-tronco adultas no tratamento de doenças pode participar de um bate-papo sobre o assunto na página do Diário Catarinense. A partir das 14h desta quarta-feira, o pesquisador Radovan Borojevic estará disponível para um chat com os leitores que queiram tirar dúvidas a respeito do tema.

As células-tronco adultas (CTAs) podem ser utilizadas no combate a diversos problemas de saúde como lúpus, Parkinson, incontinência urinária, Acidente Vascular Cerebral, escleroses múltiplas, úlceras crônicas, rompimento de cartilagem, infarto e disfunção do miocárdio, queimaduras profundas de pele, isquemia de membros.

No Brasil, seis instituições fazem a armazenagem de CTAs para fins terapêuticos. Em Santa Catarina, o Hospital Baía Sul será o primeiro a oferecer o serviço, por meio de uma parceria com o laboratório Excellion, único do país autorizado a manipular células-tronco adultas para uso médico em terapia celular aplicada.

A partir desta quarta-feira, quando o acordo entre o hospital e o laboratório será oficializado, a equipe do Baía Sul vai passar a orientar os pacientes e seus familiares sobre como os tecidos excedentes de cirurgias podem servir para a obtenção das células, que serão criopreservadas, ou seja, guardadas em condições especiais, para uso futuro.

De acordo com o pesquisador Radovan Borojevic, cerca de 100 mil casos já foram publicados mundialmente sobre o uso de CTAS em processos terapêuticos e estéticos e nenhum efeito adverso grave foi relatado. Ele afirma ainda que as células-tronco adultas podem colaborar muito no reparo e regeneração da saúde.
Diferentemente das células-tronco embrionárias, as CTAs podem ser extraídas de qualquer tecido vascularizado, em qualquer momento da vida do paciente. O volume de material enviado ao laboratório também é determinante, assim, uma quantidade expressiva de gordura aspirada em uma cirurgia garante mais células armazenadas.

O pesquisador

Diretor científico do laboratório Excellion, Radovan Borojevic concluiu o doutorado em Ciências pela Universidade de Paris em 1968, baseando sua tese em mecanismos celulares de regeneração. Ele é também professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), presidente da Associação Técnico Científica Paul Ehrlich e colaborador do Instituto Nacional de Metrologia.

Como fundador e diretor do Programa Avançado de Biologia Celular Aplicada à Medicina, Borojevic estabeleceu uma colaboração com hospitais públicos e privados no Brasil, propondo e executando estudos pioneiros em terapias celulares de doenças cardíacas graves, doenças vasculares e degenerativas, e em cirurgias reparadoras.

Acompanhe o chat a partir das 14h desta quarta-feira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu comentários,dê dicas..........