sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Importante

Cientistas portugueses desenvolvem software para ajudar doentes de Parkinson


Com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos doentes de Parkinson, cientistas portugueses e alemães assinaram uma parceria para desenvolverem uma plataforma informática, avança o site Saúde na Internet.

O protocolo foi assinado entre o Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade Fernando Pessoa (UFP) e o Emotion Lab, da Universidade de Ulm, da Alemanha.

A estratégia passa, segundo o comunicado enviado à imprensa pelo FEELab/UFP, “por disponibilizar aos pacientes a possibilidade de identificar e reconhecer as faces com o propósito de facilitar a qualidade de vida, através do mapeamento dos movimentos faciais".

"Se a perda de expressividade é uma sintomatologia recorrente, é necessário criar sinais que conduzam ao exercício dos movimentos e a face humana é um mecanismo reactivo que pode ser decisivo naquele processo", esclareceu Armindo Freitas-Magalhães, investigador e director do FEELab/UFP.

Além das técnicas de imagiologia a quatro dimensões para verificação e avaliação do movimento da anatomia muscular, outras técnicas serão utilizadas para verificar cientificamente "o eixo da funcionalidade da expressão facial" no âmbito da doença de Parkinson.
2009-09-17 | 09:04