quarta-feira, 15 de setembro de 2010

noticias

Pesadelos e sono agitado podem ser sinais de Parkinson
Mulher com sono agitado

(Thinkstock Images)

30% dos voluntários estudados desenvolveram alguma desordem neurológica dois anos e meio depois que os problemas no sono foram constatados

Pessoas com mais de 60 anos e com uma condição chamada “distúrbio do sono REM” - que incluem pesadelos e movimentos bruscos - são mais suscetíveis a sofrer de Parkinson ou algum outro tipo de demência. De acordo com o artigo publicado no Lancet Neurology, pacientes que choram ou gritam durante o sono podem desenvolver a doença em até cinco anos.

É no estágio REM (Movimento Rápido dos Olhos, sigla em inglês) que normalmente acontecem os sonhos. Pessoas com condições de sono consideradas normais costumam ficar paralisadas nesse estágio, porque o cérebro “desliga” os músculos para que o corpo descanse. O mesmo, porém, não ocorre com pacientes que reagem com movimentos físicos abruptos nesta fase.

Segundo os pesquisadores, 30% dos voluntários estudados desenvolveram alguma desordem neurológica dois anos e meio depois que os problemas no sono foram constatados - e o Parkinson foi a principal doença diagnosticada. Caracterizado por movimentos lentos, o mal se configura como um estado de confusão mental e resulta em perda de memória. Isso acontece porque não há dopamina suficiente no organismo, uma vez que as células neurais responsáveis pela produção dessa substância morreram.
Tags: doença, parkinson, pesadelo, sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu comentários,dê dicas..........