quarta-feira, 25 de abril de 2012

Santa Catarina, Brazil

agenda maio/2012

Planejamento maio Dia 05.05.212 coral Dia 07.05.2012 atividades Dia 12.05 apresentação coral coloninha DIA 14.05 CAPOEIRA 19.05 CORAL Dia 21.05 ATIVIDADES 21.05 capoeira 26.05 coral 28.05 atividades

terça-feira, 17 de abril de 2012

Acorde para vencer

FLORES

SÓ PRA NÃO DIZER Q NÃO FALEI DAS FLORES.AS ROSAS EXALAM O PERFUME Q ROUBAM DE TI
e continua caraS E BOCAS
Vamos cantar , que beleza de encontro
Boa tarde a todos, Boa notícia, Parabéns as Associações que foram a Brasília levar essa reinvindicação e por todos que lutam por essa causa. Aprovada MP que reduz tributos para beneficiar pessoas com deficiência Veja Matéria completa no link http://tinyurl.com/6p47e6s Um abraço, Jorge Magno Lima Presidente da APPP -- APPP-Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo Av.Silva Jardim, 3180 - Água Verde CEP: 80240-021 - Curitiba - PR Fone: 41-3014-5617 Fax: 41-3014-5618

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Veja o link da enrevista do dia 11.04do jornal Amorim http://www.jornalamorim.com.br/jornalonline/282/12_04_2012
12/04/2012| 08:06:33 Representantes da Associação de Parkinson falam sobre o Dia de Combate a Doença ENTREVISTA COM A PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO TOCANDO EM FRENTE, MARIA CÉLIA FIGUEIREDO, A VOLUNTÁRIA, ROBÉLIA GARCIA, COM A CUIDADORA E FILHA DE PORTADORA, EUGÊNIA DA SILVA BARBOSA, E COM A FILHA DE PORTADORA, GIOVANA FOGAÇA FERNANDES, SOBRE O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA DOENÇA DE PARKINSON - DIA 11 DE ABRIL

direitos

PRINCIPAIS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 1. PASSE LIVRE INTERMUNICIPAL - Decreto nº 1.792, de 21 de outubro de 2008. DECRETO Nº 1792 - r INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2008/FCEE 2009 - r INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 001/201146.01- Prorroga o prazo de validade das carteiras de identificação emitidas às pessoas portadoras de deficiência para uso no transporte rodoviário de passageiros e nos serviços de navegação interior de travessia estabelecido na Instrução Normativa nº 01, de 21 de setembro de 2010. O que é passe livre Intermunicipal? É a gratuidade no transporte rodoviário intermunicipal de passageiros às pessoas com deficiência. Quem tem direito a gratuidade do passe livre? Pessoas com: deficiência física permanente, com dificuldade de locomoção; Deficiência Mental Moderada, Severa ou Profunda; Deficiência Visual (cegueira ou baixa visão); Deficiência Auditiva Moderada, Severa ou Profunda (bilateral); Transtorno Global do Desenvolvimento e Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor. Documentação Necessária: - Original e cópia do CPF do beneficiário - Original e cópia da Carteira de Identidade do beneficiário - Original e cópia do comprovante de residência do beneficiário - Atestado médico comprovando a deficiência, especificando a CID. - Quando houver necessidade de acompanhante (perante a lei) será preciso apresentação do original e cópia do CPF do responsável. Quem são os responsáveis pelo recebimento dos documentos, análise e cadastramento do usuário no sistema do DETER? A equipe técnica (assistente social, médico e psicólogo) da FCEE e das Instituições por ela credenciadas. Ao DETER compete emissão da carteira de Passe Livre e envio das mesmas. Informações entrar em contato por meio do telefone (48) 33811607. Quem são os responsáveis pela recebimento dos documentos, analise e cadastramento do usuário no sistema do DETER? A equipe técnica (assistente social, médico e psicólogo) da FCEE e das Instituições por ela credenciadas. Ao DETER compete emissão da carteira de Passe Livre e envio das mesmas. PENSÃO ESPECIAL AO "EXCEPCIONAL" - Estadual - Lei n.º 7.702 de 22/08/1989 e LC/421/08. - Regulamentada pelo Decreto n.º 830, de outubro de 1991. - Lei complementar n.º 322 de 02/03/2006 que modifica o valor mensal da pensão. Quem tem direito perante a Lei? Pessoas com Deficiência Mental Severa, definitivamente incapaz para o trabalho. Os pais, tutores ou curadores, responsáveis pela sua criação, educação e proteção, deverão residir no Estado de Santa Catarina há pelo menos 2 anos; renda mensal familiar seja inferior a dois salários mínimos. Quem são os responsáveis? A emissão do Laudo Diagnóstico por assistente social, médico e psicólogo, a elaboração do processo e o envio à Secretaria de Estado da Administração (SEA) é de responsabilidade da FCEE e das Instituições por ela credenciadas (APAE´s da região); À Secretaria de Estado de Administração - SEA, cabe a análise do processo e o parecer final. REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO - Lei nº 6.634 de 30/09/1985 - Decreto nº 27.758 de 28/11/1985 - Decreto nº 770 de 22/10/1987 O que é licença de jornada de trabalho? É uma licença de jornada de trabalho para funcionária pública estadual, que seja mãe, tutora, curadora ou responsável pela criação, educação e proteção de pessoa com deficiência, sem prejuízo da remuneração, respeitando o cumprimento de 20 (vinte) horas semanais. Ao pai, servidor público, está garantido o mesmo direito, desde que seja viúvo ou separado judicialmente e tenha sob sua guarda o filho com deficiência. Quem é considerado pessoa com deficiência para efeitos desta lei? - Crianças com deficiência com menos de 7 anos de idade, - Pessoas com deficiência com mais de 7 anos de idade dependente para as atividades básicas da vida diária. Documentação Necessária: a) Original do Laudo Diagnóstico e plano terapêutico emitido pela equipe técnica da FCEE ou instituições por ela credenciadas (APAE da região); b) Requerimento ao Secretário da Administração, quando servidora da Administração Direta ou Autárquica, ou ao respectivo dirigente, quando servidor (a) de outra instituição vinculada ao Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário; c)Fotocópia da Certidão de Nascimento da pessoa com deficiência ou Curatela ou Tutela ou documento expedido pelo Fórum; d) Declaração que a pessoa com deficiência está sob sua responsabilidade e cuidados. Observação: o laudo diagnóstico deve conter avaliação da equipe multiprofissional (médico e psicólogo), com o grau da deficiência, bem como o desempenho sócio-educacional e sugestão de plano terapêutico. Como proceder: 1º Passo: o (a) servidor (a) deve realizar contato com o (a) Integrador (a) Educação Especial e Diversidade, da região, solicitando orientações quanto ao processo de redução da jornada de trabalho; 2º Passo: o (a) Integrador (a) deve constatar se os primeiros dados fornecidos pelo (a) servidor (a) estão de acordo com os critérios da Lei; 3º Passo: o (a) Integrador (a) realizará o agendamento da avaliação com a instituição responsável pela emissão do laudo e repassará ao (a) servidor (a); 4º Passo: o (a) Integrador (a) deve acompanhar a requerente e a pessoa com deficiência nas avaliações na instituição apresentando a documentação necessária; 5º passo: a instituição responsável pela emissão do laudo, encaminhará o processo, quando estiver concluído, ao Integrador (a) de Educação Especial e Diversidade, 6º passo: O Integrador (a) de Educação Especial e Diversidade dará parecer referente a visto conclusivo e enviará o processo ao setor de Recursos Humanos do local de trabalho da servidora e uma copia a instituição emissora do Laudo Diagnóstico. Como e quando renovar? A Licença Especial é concedida por 1 ano, podendo ser renovada após reavaliação pela equipe técnica da Fundação ou de instituições credenciadas. No dia da reavaliação, deverá apresentar as documentações citadas e a portaria do ano anterior que concedeu a Licença Especial. OUTROS BENEFICIOS Benefício de Prestação Continuada (BPC) Federal/INSS Para maiores informações sobre esse beneficio, os interessados poderão entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social/CRAS ou Agências da Previdência Social/INSS da sua cidade. BPC – LOAS Direto http://www.previdenciasocial.gov.br/ PASSE LIVRE INTERESTADUAL Lei nº 8.899 de 29/06/1994 - Decreto nº 3.691 de 19/12/2000 Maiores Informações Telefone (0XX)(61) 3315-8035 Site: http://www.transportes.gov.br/ ISENÇÃO DO IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (IPI) Maiores Informações: Secretaria da Receita Federal Site: http://www.receita.fazenda.gov.br

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Reuniãode diretoria

Convite reuinãod ediretoria sabado dia 14.04.2012 horario 16 h locl sede na colninha assuntos, atividades, plaejamento anula profissionasid saude cnvenios eventos reinaauguraçaão aniversariodafundação mensaliades ocip e outros

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Utilidade publica estadual

nformações Completas sobre a Tramitação da Proposição

Proposição
Projeto de Lei Projeto Original
Número PL./0051.1/2010
Transformação de Proposições PL./0051.1/2010
Proponente Legislativo
Autor Manoel Mota
DataEntrada 10/03/2010
Regime ORDINÁRIO
Ementa Declara de utilidade pública a Associação de Parkinson Tocando em Frente, de Araranguá.

Data Setor Ação
PL./0051.1/2010
10/03/2010 Coordenadoria de Expediente Lido no Expediente
11/03/2010 Coordenadoria de Expediente Autuado
11/03/2010 Coordenadoria de Expediente À Publicação - D.A.n.6.146, de 11/03/10
11/03/2010 Coordenadoria de Expediente Encaminhado à Coordenadoria das Comissões
11/03/2010 Coordenadoria das Comissões Recebido
11/03/2010 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça
11/03/2010 Comissão de Constituição e Justiça Recebido
11/03/2010 Comissão de Constituição e Justiça Avocado pelo Presidente da Comissão Dep. Romildo Titon
11/03/2010 Comissão de Constituição e Justiça Encaminhado ao Gabinete Dep. Romildo Titon
16/03/2010 Gabinete Dep. Romildo Titon Recebido
30/03/2010 Gabinete Dep. Romildo Titon Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça
30/03/2010 Comissão de Constituição e Justiça Recebido
16/12/2010 Comissão de Constituição e Justiça Encaminhado à Coord. das Comissões por Chamado da Presidência
16/12/2010 Coordenadoria das Comissões Recebido
16/12/2010 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Coordenadoria de Expediente
16/12/2010 Coordenadoria de Expediente Recebido
16/12/2010 Coordenadoria de Expediente Arquive-se de Acordo com o Regimento Interno - Final de Legislatura
17/12/2010 Coordenadoria de Expediente Encaminhado à Coordenadoria de Documentação
17/12/2010 Coordenadoria de Documentação Recebido
17/12/2010 Coordenadoria de Documentação Arquivado
31/10/2011 Coordenadoria de Documentação Desarquivado através do RQS/1455.0/2011
31/10/2011 Coordenadoria de Documentação Encaminhado à Coordenadoria de Expediente
31/10/2011 Coordenadoria de Expediente Recebido
03/11/2011 Coordenadoria de Expediente Encaminhado à Coordenadoria das Comissões
03/11/2011 Coordenadoria das Comissões Recebido
03/11/2011 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça
03/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Recebido
07/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Avocado pelo Presidente da Comissão, Dep. Romildo Titon
07/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Encaminhado ao Gabinete Dep. Romildo Titon
22/11/2011 Gabinete Dep. Romildo Titon Recebido
22/11/2011 Gabinete Dep. Romildo Titon Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça
22/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Recebido
22/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Requerimento de diligência interna solicitada pelo(a) Dep. Romildo Titon
22/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Em reunião da Comissão APROVADO por UNANIMIDADE o parecer do Relator
22/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Em Diligência
07/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Respondida a Diligência
07/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Aguardando a manifestação do requerente Romildo Titon
13/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Parecer do(a) Dep. Romildo Titon FAVORÁVEL
13/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Em reunião da Comissão APROVADO por UNANIMIDADE o parecer do Relator
13/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Em Termo de Remessa, o Chefe de Secretaria da Comissão resume a manifestação da Comissão: Parecer FAVORÁVEL
13/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Encaminhado à Coordenadoria das Comissões
13/12/2011 Coordenadoria das Comissões Recebido
13/12/2011 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public.
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Recebido
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Distribuido ao Relator Dep. Manoel Mota
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Encaminhado ao Gabinete Dep. Manoel Mota
13/12/2011 Gabinete Dep. Manoel Mota Recebido
13/12/2011 Gabinete Dep. Manoel Mota Encaminhado à Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public.
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Recebido
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Redistribuído ao Relator por abdicação do relator indicado Elizeu Mattos
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Encaminhado ao Gabinete Dep. Elizeu Mattos
13/12/2011 Gabinete Dep. Elizeu Mattos Recebido
13/12/2011 Gabinete Dep. Elizeu Mattos Encaminhado à Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public.
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Recebido
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Parecer do(a) Dep. Elizeu Mattos FAVORÁVEL
14/02/2012 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Em reunião da Comissão APROVADO por UNANIMIDADE o parecer do Relator
14/02/2012 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Em Termo de Remessa, o Chefe de Secretaria da Comissão resume a manifestação da Comissão: Parecer FAVORÁVEL
14/02/2012 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Encaminhado à Coordenadoria das Comissões
15/02/2012 Coordenadoria das Comissões Recebido
15/02/2012 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Coordenadoria de Expediente
15/02/2012 Coordenadoria de Expediente Recebido
16/02/2012 Coordenadoria de Expediente Comunicado para a Ordem do Dia da 7ª Sessão Ordinária
22/02/2012 Coordenadoria de Expediente Discussão e Votação em Turno ÚNICO
22/02/2012 Coordenadoria de Expediente Aprovado na 7ª Sessão Ordinária - Providencie-se a Redação Final - encaminhe-se a CCJ
22/02/2012 Coordenadoria de Expediente Publicação da Redação Final - D.A. n. 6.389, de 09/03/12
23/02/2012 Coordenadoria de Expediente Votação da Redação Final
23/02/2012 Coordenadoria de Expediente Aprovada a Redação Final na 8ª Sessão Ordinária - Providencie-se
29/02/2012 Coordenadoria de Expediente Autógrafo expedido ao Governador do Estado para a Sanção, através do Of. 062, de 29/02/12
22/03/2012 Coordenadoria de Expediente Transformado na Lei n. 15.753, de 14/03/12
26/03/2012 Coordenadoria de Expediente Diário Oficial n. 19.294, de 16/03/12
26/03/2012 Coordenadoria de Expediente Encaminhado à Coordenadoria de Documentação
26/03/2012 Coordenadoria de Documentação Recebido
26/03/2012 Coordenadoria de Documentação Arquivado

Coelhinho da Páscoa-Cantigas de Roda(Infantil)

11.04.Dia Mundial da Doença de Parkinson

Dia Mundial da Doença de Parkinson: Que seja sempre que o homem queira!
2008-04-11
Por Tiago Fleming Outeiro

James Parkinson nasceu em 11 de Abril de 1755
Já passaram 191 anos desde que James Parkinson fez a primeira descrição de um caso de doença de Parkinson. É uma perturbação degenerativa progressiva do sistema nervoso, sem causa conhecida, caracterizada pelo tremor em repouso, a lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular. Estima-se que afecte 20 mil portugueses. A sua incidência aumenta com a idade constituindo esta, só por si, um factor de risco.

O conhecimento que temos sobre a doença tem avançado muitíssimo, em especial nos últimos dez anos, quando foi descoberto o primeiro gene associado à doença. Actualmente já são conhecidos dez
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