quarta-feira, 25 de abril de 2012
agenda maio/2012
Planejamento maio
Dia 05.05.212 coral
Dia 07.05.2012 atividades
Dia 12.05 apresentação coral coloninha
DIA 14.05 CAPOEIRA
19.05 CORAL
Dia 21.05 ATIVIDADES
21.05 capoeira
26.05 coral
28.05 atividades
terça-feira, 17 de abril de 2012
Boa tarde a todos,
Boa notícia,
Parabéns as Associações que foram a Brasília levar essa reinvindicação e
por todos que lutam por essa causa.
Aprovada MP que reduz tributos para beneficiar pessoas com deficiência
Veja Matéria completa no link
http://tinyurl.com/6p47e6s
Um abraço,
Jorge Magno Lima
Presidente da APPP
--
APPP-Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo
Av.Silva Jardim, 3180 - Água Verde
CEP: 80240-021 - Curitiba - PR
Fone: 41-3014-5617
Fax: 41-3014-5618
sexta-feira, 13 de abril de 2012
12/04/2012| 08:06:33
Representantes da Associação de Parkinson falam sobre o Dia de Combate a Doença
ENTREVISTA COM A PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO TOCANDO EM FRENTE, MARIA CÉLIA FIGUEIREDO, A VOLUNTÁRIA, ROBÉLIA GARCIA, COM A CUIDADORA E FILHA DE PORTADORA, EUGÊNIA DA SILVA BARBOSA, E COM A FILHA DE PORTADORA, GIOVANA FOGAÇA FERNANDES, SOBRE O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA DOENÇA DE PARKINSON - DIA 11 DE ABRIL
direitos
PRINCIPAIS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
1. PASSE LIVRE INTERMUNICIPAL
- Decreto nº 1.792, de 21 de outubro de 2008.
DECRETO Nº 1792 - r
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2008/FCEE 2009 - r
INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 001/201146.01-
Prorroga o prazo de validade das carteiras de identificação emitidas às pessoas
portadoras de deficiência para uso no transporte rodoviário de passageiros e
nos serviços de navegação interior de travessia estabelecido na Instrução
Normativa nº 01, de 21 de setembro de 2010.
O que é passe livre Intermunicipal?
É a gratuidade no transporte rodoviário intermunicipal de passageiros às
pessoas com deficiência.
Quem tem direito a gratuidade do passe livre?
Pessoas com: deficiência física permanente, com dificuldade de locomoção;
Deficiência Mental Moderada, Severa ou Profunda; Deficiência Visual (cegueira
ou baixa visão); Deficiência Auditiva Moderada, Severa ou Profunda (bilateral);
Transtorno Global do Desenvolvimento e Atraso no Desenvolvimento
Neuropsicomotor.
Documentação Necessária:
- Original e cópia do CPF do beneficiário
- Original e cópia da Carteira de Identidade do beneficiário
- Original e cópia do comprovante de residência do beneficiário
- Atestado médico comprovando a deficiência, especificando a CID.
- Quando houver necessidade de acompanhante (perante a lei) será preciso
apresentação do original e cópia do CPF do responsável.
Quem são os responsáveis pelo recebimento dos documentos, análise e
cadastramento do usuário no sistema do DETER?
A equipe técnica (assistente social, médico e psicólogo) da FCEE e das
Instituições por ela credenciadas. Ao DETER compete emissão da carteira de
Passe Livre e envio das mesmas.
Informações entrar em contato por meio do telefone (48) 33811607.
Quem são os responsáveis pela recebimento dos documentos, analise e
cadastramento do usuário no sistema do DETER?
A equipe técnica (assistente social, médico e psicólogo) da FCEE e das
Instituições por ela credenciadas. Ao DETER compete emissão da carteira de
Passe Livre e envio das mesmas.
PENSÃO ESPECIAL AO "EXCEPCIONAL" - Estadual
- Lei n.º 7.702 de 22/08/1989 e LC/421/08.
- Regulamentada pelo Decreto n.º 830, de outubro de 1991.
- Lei complementar n.º 322 de 02/03/2006 que modifica o valor mensal da
pensão.
Quem tem direito perante a Lei?
Pessoas com Deficiência Mental Severa, definitivamente incapaz para o
trabalho. Os pais, tutores ou curadores, responsáveis pela sua criação, educação e
proteção, deverão residir no Estado de Santa Catarina há pelo menos 2 anos;
renda mensal familiar seja inferior a dois salários mínimos.
Quem são os responsáveis?
A emissão do Laudo Diagnóstico por assistente social, médico e psicólogo, a
elaboração do processo e o envio à Secretaria de Estado da Administração
(SEA) é de responsabilidade da FCEE e das Instituições por ela credenciadas
(APAE´s da região);
À Secretaria de Estado de Administração - SEA, cabe a análise do processo e o
parecer final.
REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO
- Lei nº 6.634 de 30/09/1985
- Decreto nº 27.758 de 28/11/1985
- Decreto nº 770 de 22/10/1987
O que é licença de jornada de trabalho?
É uma licença de jornada de trabalho para funcionária pública estadual, que
seja mãe, tutora, curadora ou responsável pela criação, educação e proteção de
pessoa com deficiência, sem prejuízo da remuneração, respeitando o
cumprimento de 20 (vinte) horas semanais. Ao pai, servidor público, está
garantido o mesmo direito, desde que seja viúvo ou separado judicialmente e
tenha sob sua guarda o filho com deficiência.
Quem é considerado pessoa com deficiência para efeitos desta lei?
- Crianças com deficiência com menos de 7 anos de idade,
- Pessoas com deficiência com mais de 7 anos de idade dependente para as
atividades básicas da vida diária.
Documentação Necessária:
a) Original do Laudo Diagnóstico e plano terapêutico emitido pela equipe
técnica da FCEE ou instituições por ela credenciadas (APAE da região);
b) Requerimento ao Secretário da Administração, quando servidora da
Administração Direta ou Autárquica, ou ao respectivo dirigente, quando
servidor (a) de outra instituição vinculada ao Poder Executivo, Legislativo ou
Judiciário;
c)Fotocópia da Certidão de Nascimento da pessoa com deficiência ou Curatela
ou Tutela ou documento expedido pelo Fórum;
d) Declaração que a pessoa com deficiência está sob sua responsabilidade e
cuidados. Observação: o laudo diagnóstico deve conter avaliação da equipe
multiprofissional (médico e psicólogo), com o grau da deficiência, bem como o
desempenho sócio-educacional e sugestão de plano terapêutico.
Como proceder:
1º Passo: o (a) servidor (a) deve realizar contato com o (a) Integrador (a)
Educação Especial e Diversidade, da região, solicitando orientações quanto ao
processo de redução da jornada de trabalho;
2º Passo: o (a) Integrador (a) deve constatar se os primeiros dados fornecidos
pelo (a) servidor (a) estão de acordo com os critérios da Lei;
3º Passo: o (a) Integrador (a) realizará o agendamento da avaliação com a instituição responsável pela emissão do laudo e repassará ao (a) servidor (a);
4º Passo: o (a) Integrador (a) deve acompanhar a requerente e a pessoa com
deficiência nas avaliações na instituição apresentando a documentação
necessária;
5º passo: a instituição responsável pela emissão do laudo, encaminhará o
processo, quando estiver concluído, ao Integrador (a) de Educação Especial e
Diversidade,
6º passo: O Integrador (a) de Educação Especial e Diversidade dará parecer
referente a visto conclusivo e enviará o processo ao setor de Recursos
Humanos do local de trabalho da servidora e uma copia a instituição emissora
do Laudo Diagnóstico.
Como e quando renovar?
A Licença Especial é concedida por 1 ano, podendo ser renovada após
reavaliação pela equipe técnica da Fundação ou de instituições credenciadas.
No dia da reavaliação, deverá apresentar as documentações citadas e a portaria
do ano anterior que concedeu a Licença Especial.
OUTROS BENEFICIOS
Benefício de Prestação Continuada (BPC) Federal/INSS
Para maiores informações sobre esse beneficio, os interessados poderão entrar
em contato com o Centro de Referência da Assistência Social/CRAS ou
Agências da Previdência Social/INSS da sua cidade.
BPC – LOAS Direto http://www.previdenciasocial.gov.br/
PASSE LIVRE INTERESTADUAL
Lei nº 8.899 de 29/06/1994 -
Decreto nº 3.691 de 19/12/2000
Maiores Informações
Telefone (0XX)(61) 3315-8035
Site: http://www.transportes.gov.br/
ISENÇÃO DO IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (IPI)
Maiores Informações:
Secretaria da Receita Federal Site: http://www.receita.fazenda.gov.br
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Reuniãode diretoria
Convite
reuinãod ediretoria
sabado
dia 14.04.2012
horario 16 h
locl sede na colninha
assuntos, atividades,
plaejamento anula
profissionasid saude
cnvenios
eventos
reinaauguraçaão
aniversariodafundação
mensaliades
ocip
e outros
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Utilidade publica estadual
nformações Completas sobre a Tramitação da Proposição
Proposição
Projeto de Lei Projeto Original
Número PL./0051.1/2010
Transformação de Proposições PL./0051.1/2010
Proponente Legislativo
Autor Manoel Mota
DataEntrada 10/03/2010
Regime ORDINÁRIO
Ementa Declara de utilidade pública a Associação de Parkinson Tocando em Frente, de Araranguá.
Data Setor Ação
PL./0051.1/2010
10/03/2010 Coordenadoria de Expediente Lido no Expediente
11/03/2010 Coordenadoria de Expediente Autuado
11/03/2010 Coordenadoria de Expediente À Publicação - D.A.n.6.146, de 11/03/10
11/03/2010 Coordenadoria de Expediente Encaminhado à Coordenadoria das Comissões
11/03/2010 Coordenadoria das Comissões Recebido
11/03/2010 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça
11/03/2010 Comissão de Constituição e Justiça Recebido
11/03/2010 Comissão de Constituição e Justiça Avocado pelo Presidente da Comissão Dep. Romildo Titon
11/03/2010 Comissão de Constituição e Justiça Encaminhado ao Gabinete Dep. Romildo Titon
16/03/2010 Gabinete Dep. Romildo Titon Recebido
30/03/2010 Gabinete Dep. Romildo Titon Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça
30/03/2010 Comissão de Constituição e Justiça Recebido
16/12/2010 Comissão de Constituição e Justiça Encaminhado à Coord. das Comissões por Chamado da Presidência
16/12/2010 Coordenadoria das Comissões Recebido
16/12/2010 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Coordenadoria de Expediente
16/12/2010 Coordenadoria de Expediente Recebido
16/12/2010 Coordenadoria de Expediente Arquive-se de Acordo com o Regimento Interno - Final de Legislatura
17/12/2010 Coordenadoria de Expediente Encaminhado à Coordenadoria de Documentação
17/12/2010 Coordenadoria de Documentação Recebido
17/12/2010 Coordenadoria de Documentação Arquivado
31/10/2011 Coordenadoria de Documentação Desarquivado através do RQS/1455.0/2011
31/10/2011 Coordenadoria de Documentação Encaminhado à Coordenadoria de Expediente
31/10/2011 Coordenadoria de Expediente Recebido
03/11/2011 Coordenadoria de Expediente Encaminhado à Coordenadoria das Comissões
03/11/2011 Coordenadoria das Comissões Recebido
03/11/2011 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça
03/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Recebido
07/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Avocado pelo Presidente da Comissão, Dep. Romildo Titon
07/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Encaminhado ao Gabinete Dep. Romildo Titon
22/11/2011 Gabinete Dep. Romildo Titon Recebido
22/11/2011 Gabinete Dep. Romildo Titon Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça
22/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Recebido
22/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Requerimento de diligência interna solicitada pelo(a) Dep. Romildo Titon
22/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Em reunião da Comissão APROVADO por UNANIMIDADE o parecer do Relator
22/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Em Diligência
07/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Respondida a Diligência
07/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Aguardando a manifestação do requerente Romildo Titon
13/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Parecer do(a) Dep. Romildo Titon FAVORÁVEL
13/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Em reunião da Comissão APROVADO por UNANIMIDADE o parecer do Relator
13/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Em Termo de Remessa, o Chefe de Secretaria da Comissão resume a manifestação da Comissão: Parecer FAVORÁVEL
13/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Encaminhado à Coordenadoria das Comissões
13/12/2011 Coordenadoria das Comissões Recebido
13/12/2011 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public.
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Recebido
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Distribuido ao Relator Dep. Manoel Mota
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Encaminhado ao Gabinete Dep. Manoel Mota
13/12/2011 Gabinete Dep. Manoel Mota Recebido
13/12/2011 Gabinete Dep. Manoel Mota Encaminhado à Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public.
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Recebido
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Redistribuído ao Relator por abdicação do relator indicado Elizeu Mattos
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Encaminhado ao Gabinete Dep. Elizeu Mattos
13/12/2011 Gabinete Dep. Elizeu Mattos Recebido
13/12/2011 Gabinete Dep. Elizeu Mattos Encaminhado à Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public.
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Recebido
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Parecer do(a) Dep. Elizeu Mattos FAVORÁVEL
14/02/2012 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Em reunião da Comissão APROVADO por UNANIMIDADE o parecer do Relator
14/02/2012 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Em Termo de Remessa, o Chefe de Secretaria da Comissão resume a manifestação da Comissão: Parecer FAVORÁVEL
14/02/2012 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Encaminhado à Coordenadoria das Comissões
15/02/2012 Coordenadoria das Comissões Recebido
15/02/2012 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Coordenadoria de Expediente
15/02/2012 Coordenadoria de Expediente Recebido
16/02/2012 Coordenadoria de Expediente Comunicado para a Ordem do Dia da 7ª Sessão Ordinária
22/02/2012 Coordenadoria de Expediente Discussão e Votação em Turno ÚNICO
22/02/2012 Coordenadoria de Expediente Aprovado na 7ª Sessão Ordinária - Providencie-se a Redação Final - encaminhe-se a CCJ
22/02/2012 Coordenadoria de Expediente Publicação da Redação Final - D.A. n. 6.389, de 09/03/12
23/02/2012 Coordenadoria de Expediente Votação da Redação Final
23/02/2012 Coordenadoria de Expediente Aprovada a Redação Final na 8ª Sessão Ordinária - Providencie-se
29/02/2012 Coordenadoria de Expediente Autógrafo expedido ao Governador do Estado para a Sanção, através do Of. 062, de 29/02/12
22/03/2012 Coordenadoria de Expediente Transformado na Lei n. 15.753, de 14/03/12
26/03/2012 Coordenadoria de Expediente Diário Oficial n. 19.294, de 16/03/12
26/03/2012 Coordenadoria de Expediente Encaminhado à Coordenadoria de Documentação
26/03/2012 Coordenadoria de Documentação Recebido
26/03/2012 Coordenadoria de Documentação Arquivado
Proposição
Projeto de Lei Projeto Original
Número PL./0051.1/2010
Transformação de Proposições PL./0051.1/2010
Proponente Legislativo
Autor Manoel Mota
DataEntrada 10/03/2010
Regime ORDINÁRIO
Ementa Declara de utilidade pública a Associação de Parkinson Tocando em Frente, de Araranguá.
Data Setor Ação
PL./0051.1/2010
10/03/2010 Coordenadoria de Expediente Lido no Expediente
11/03/2010 Coordenadoria de Expediente Autuado
11/03/2010 Coordenadoria de Expediente À Publicação - D.A.n.6.146, de 11/03/10
11/03/2010 Coordenadoria de Expediente Encaminhado à Coordenadoria das Comissões
11/03/2010 Coordenadoria das Comissões Recebido
11/03/2010 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça
11/03/2010 Comissão de Constituição e Justiça Recebido
11/03/2010 Comissão de Constituição e Justiça Avocado pelo Presidente da Comissão Dep. Romildo Titon
11/03/2010 Comissão de Constituição e Justiça Encaminhado ao Gabinete Dep. Romildo Titon
16/03/2010 Gabinete Dep. Romildo Titon Recebido
30/03/2010 Gabinete Dep. Romildo Titon Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça
30/03/2010 Comissão de Constituição e Justiça Recebido
16/12/2010 Comissão de Constituição e Justiça Encaminhado à Coord. das Comissões por Chamado da Presidência
16/12/2010 Coordenadoria das Comissões Recebido
16/12/2010 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Coordenadoria de Expediente
16/12/2010 Coordenadoria de Expediente Recebido
16/12/2010 Coordenadoria de Expediente Arquive-se de Acordo com o Regimento Interno - Final de Legislatura
17/12/2010 Coordenadoria de Expediente Encaminhado à Coordenadoria de Documentação
17/12/2010 Coordenadoria de Documentação Recebido
17/12/2010 Coordenadoria de Documentação Arquivado
31/10/2011 Coordenadoria de Documentação Desarquivado através do RQS/1455.0/2011
31/10/2011 Coordenadoria de Documentação Encaminhado à Coordenadoria de Expediente
31/10/2011 Coordenadoria de Expediente Recebido
03/11/2011 Coordenadoria de Expediente Encaminhado à Coordenadoria das Comissões
03/11/2011 Coordenadoria das Comissões Recebido
03/11/2011 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça
03/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Recebido
07/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Avocado pelo Presidente da Comissão, Dep. Romildo Titon
07/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Encaminhado ao Gabinete Dep. Romildo Titon
22/11/2011 Gabinete Dep. Romildo Titon Recebido
22/11/2011 Gabinete Dep. Romildo Titon Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça
22/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Recebido
22/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Requerimento de diligência interna solicitada pelo(a) Dep. Romildo Titon
22/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Em reunião da Comissão APROVADO por UNANIMIDADE o parecer do Relator
22/11/2011 Comissão de Constituição e Justiça Em Diligência
07/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Respondida a Diligência
07/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Aguardando a manifestação do requerente Romildo Titon
13/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Parecer do(a) Dep. Romildo Titon FAVORÁVEL
13/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Em reunião da Comissão APROVADO por UNANIMIDADE o parecer do Relator
13/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Em Termo de Remessa, o Chefe de Secretaria da Comissão resume a manifestação da Comissão: Parecer FAVORÁVEL
13/12/2011 Comissão de Constituição e Justiça Encaminhado à Coordenadoria das Comissões
13/12/2011 Coordenadoria das Comissões Recebido
13/12/2011 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public.
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Recebido
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Distribuido ao Relator Dep. Manoel Mota
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Encaminhado ao Gabinete Dep. Manoel Mota
13/12/2011 Gabinete Dep. Manoel Mota Recebido
13/12/2011 Gabinete Dep. Manoel Mota Encaminhado à Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public.
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Recebido
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Redistribuído ao Relator por abdicação do relator indicado Elizeu Mattos
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Encaminhado ao Gabinete Dep. Elizeu Mattos
13/12/2011 Gabinete Dep. Elizeu Mattos Recebido
13/12/2011 Gabinete Dep. Elizeu Mattos Encaminhado à Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public.
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Recebido
13/12/2011 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Parecer do(a) Dep. Elizeu Mattos FAVORÁVEL
14/02/2012 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Em reunião da Comissão APROVADO por UNANIMIDADE o parecer do Relator
14/02/2012 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Em Termo de Remessa, o Chefe de Secretaria da Comissão resume a manifestação da Comissão: Parecer FAVORÁVEL
14/02/2012 Comissão de Trabalho, de Admin. e de Serv. Public. Encaminhado à Coordenadoria das Comissões
15/02/2012 Coordenadoria das Comissões Recebido
15/02/2012 Coordenadoria das Comissões Encaminhado à Coordenadoria de Expediente
15/02/2012 Coordenadoria de Expediente Recebido
16/02/2012 Coordenadoria de Expediente Comunicado para a Ordem do Dia da 7ª Sessão Ordinária
22/02/2012 Coordenadoria de Expediente Discussão e Votação em Turno ÚNICO
22/02/2012 Coordenadoria de Expediente Aprovado na 7ª Sessão Ordinária - Providencie-se a Redação Final - encaminhe-se a CCJ
22/02/2012 Coordenadoria de Expediente Publicação da Redação Final - D.A. n. 6.389, de 09/03/12
23/02/2012 Coordenadoria de Expediente Votação da Redação Final
23/02/2012 Coordenadoria de Expediente Aprovada a Redação Final na 8ª Sessão Ordinária - Providencie-se
29/02/2012 Coordenadoria de Expediente Autógrafo expedido ao Governador do Estado para a Sanção, através do Of. 062, de 29/02/12
22/03/2012 Coordenadoria de Expediente Transformado na Lei n. 15.753, de 14/03/12
26/03/2012 Coordenadoria de Expediente Diário Oficial n. 19.294, de 16/03/12
26/03/2012 Coordenadoria de Expediente Encaminhado à Coordenadoria de Documentação
26/03/2012 Coordenadoria de Documentação Recebido
26/03/2012 Coordenadoria de Documentação Arquivado
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11.04.Dia Mundial da Doença de Parkinson
Dia Mundial da Doença de Parkinson: Que seja sempre que o homem queira!
2008-04-11
Por Tiago Fleming Outeiro
James Parkinson nasceu em 11 de Abril de 1755
Já passaram 191 anos desde que James Parkinson fez a primeira descrição de um caso de doença de Parkinson. É uma perturbação degenerativa progressiva do sistema nervoso, sem causa conhecida, caracterizada pelo tremor em repouso, a lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular. Estima-se que afecte 20 mil portugueses. A sua incidência aumenta com a idade constituindo esta, só por si, um factor de risco.
O conhecimento que temos sobre a doença tem avançado muitíssimo, em especial nos últimos dez anos, quando foi descoberto o primeiro gene associado à doença. Actualmente já são conhecidos dez
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2008-04-11
Por Tiago Fleming Outeiro
James Parkinson nasceu em 11 de Abril de 1755
Já passaram 191 anos desde que James Parkinson fez a primeira descrição de um caso de doença de Parkinson. É uma perturbação degenerativa progressiva do sistema nervoso, sem causa conhecida, caracterizada pelo tremor em repouso, a lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular. Estima-se que afecte 20 mil portugueses. A sua incidência aumenta com a idade constituindo esta, só por si, um factor de risco.
O conhecimento que temos sobre a doença tem avançado muitíssimo, em especial nos últimos dez anos, quando foi descoberto o primeiro gene associado à doença. Actualmente já são conhecidos dez
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