sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Terapias alternativas...

UMA GRANDE DESCOBERTA EM MINHA VIDA
Gisela Bordwell - Formada em Pedagogia pela Universidade São Marcos
Segunda secretária do CVI/SP


Desde pequena tinha verdadeira adoração por cavalos. Admirava as pessoas possuidoras da dádiva de saber cavalgar.

Sou portadora de paralisia cerebral, tendo comprometida uma das mãos e também a fala. Meu equilíbrio também foi afetado devido a lesão que ocorreu no momento do meu nascimento, denominada como anoxia de parto.

Sempre tive muita vontade de ter um contato maior com os cavalos. Por diversas vezes pude entrar em contato com programas televisivos onde eram relatados os vários benefícios que pessoas com paralisia cerebral como eu, podem alcançar através da pratica da "ecoterapia", terapia com cavalos.

Em uma conversa informal com um amigo comentei meu grande e antigo interesse em fazer ecoterapia. Ele também é portador de paralisia cerebral e me indicou o local onde fazia.

Prontamente fui conhecer a Hípica Santo Amaro e o professor Fernando Guimarães.

Logo nas primeiras sessões pude experienciar os benefícios da prática. Pampa foi o primeiro cavalo que tive contato na hípica, o qual foi substituído pelo Napoleão depois de alguns meses. Tanto Pampa quanto Napoleão eram cavalos muito dóceis, que me proporcionavam a impressão de estar voando ao cavalgar.

A sensação de poder conduzir um animal como um cavalo na ecoterapia oferece ao paciente a idéia de poder conduzir sua vida unicamente conforme sua vontade.

Geralmente, pessoas com deficiência se tornam muito dependentes de seus familiares devido suas pseudo-necessidades, mesmo como mecanismo de auto-defesa ou acomodação. Mas a prática da ecoterapia oferece a possibilidade dessas pessoas perceberem suas possibilidades e habilidades intrínsecas e a capacidade de direcionar suas próprias vidas tomando suas próprias decisões.

O relacionamento com o Terapeuta também é de extrema importância. Fernando é uma excelente pessoa, pois me deixa extremamente a vontade durante o tempo que passo no cavalo, sempre mantendo uma conversa gentil e muito agradável comigo durante nosso percurso pela hípica.

Deixo aqui meus agradecimentos à Alexandre Band, mais conhecido como Sacha, quem me proporcionou ter mais essa experiência em minha vida e ao meu querido professor Fernando Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu comentários,dê dicas..........