quarta-feira, 11 de março de 2009

Reportagem Correio do Sul 11.03.2009

Grupo de auxílio ao Parkinson volta a se reunir

Araranguá

Portadores e pessoas que convivem com portadores do mal de Parkinson no Vale estão contentes: o grupo de Apoio aos Portadores de Parkinson de Araranguá retomou as atividades no último sábado, 7, voltando ao trabalho de troca de informação, apoio e confraternização entre portadores e amigos de portadores da doença neurodegenerativa, que provoca a morte das células nervosas do cérebro e envolve mudanças significativas por todo o corpo: tom de voz, locomoção, e outros aspectos físicos e psicológicos, que muitas vezes levam o paciente à depressão.
Para evitar isso, e trazer luzes para o desconhecido mundo do Mal de Parkinson, é que a portadora Maria Célia Figueiredo da Silva, 43, idealizou o grupo, que funciona desde julho do ano passado, e que conta com a presença assídua de pelo menos dez portadores, que se reúnem sempre aos sábados, por volta das 14h, no Centro Comunitário da Cohab. Nos encontros, portadores e outros membros participam dos ensaios do coral de musicoterapia com o maestro Tomaz Abatti, além de atividades que reforçam a importância de conhecer e aceitar a doença, e de trocar informações com outros portadores.
O sucesso do grupo é tanto que os integrantes ganharam a fisioterapia em grupo, gratuita, e que acontece todas as quartas-feiras, das 14h15 às 14h45, no Hospital Regional de Araranguá. O trabalho voluntário está sendo realizado pelos acadêmicos de Fisioterapia da Unesc, supervisionados pelo professor Eduardo. Para participar, basta marcar a avaliação no HRA, com a funcionária Kátia, ou pelo fone (48) 3524 4511.
Apesar da participação média do grupo ser de dez portadores a cada reunião, Célia diz que apenas em Araranguá, há pelo menos 30 portadores da doença, e que nas outras cidades do Vale, os números também assustam. Segundo ela, o preconceito é a maior causa da pequena adesão ao grupo, que deve ampliar seus horizontes com a divulgação por parte das secretarias municipais de Saúde, que começam a computar os portadores.
O grupo mantém um blog, onde repassa atividades, curiosidades e outros tópicos associados à doença. O endereço eletrônico é http://grupodapoiodepk. blogspot.com/.